segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

299 - POVO QUE TE LAVAS NO RIO * .....................

                           

POVO QUE TE LAVAS NO RIO *

Como contar-te os meus receios,
as minhas dúvidas e anseios,
como dizer-te dos meus devaneios,
que ninguém escuta que ninguém ouve, mesmo que os grite ?

Como contar-te que já não creio nem é possível que "neles" acredite ?
ou confiar-te esta dor de peito que me aflige?
ou do dilema em que minh’alma sobrevive ?

Como contar-te os receios,
as dúvidas e anseios,
como dizer-te dos devaneios,
que ninguém escuta, ninguém ouve, mesmo que os grite ?

Como contar-te não crer nem ser possível que “neles” acredite ?
ou confiar-te a dor de peito que me aflige?
ou o dilema que minh’alma vive ?

Grito, algo me dói,
ansiedade ou angústia me destrói,
fizeram-me crer, acreditar no sobrenatural, no poder real,
fecharam-me todas as portas todas as esperanças,
todas as válvulas todas as saídas,
crer no poder na ponta das espingardas,
crer e querer .

Alienada a esperança, a crença,
no olhar o reflexo da indiferença com que se distribuem tenças,
democracia de papel, para uns mel, para outros fel.

Resta em mim raiva, força bruta fluindo-me do peito para os braços,
disposta a segurar o fio de prumo, o nível, o sextante,
que tracem um novo azimute, um novo rumo, um novo deus,
alguém e algo edificado p’ra mim, p’ra ti, aos meus, aos teus…

* Humberto Ventura Palma Baião

Évora, 28, 29 e 30 de Dezembro de 2015

https://youtu.be/be6fwj72eMk



sexta-feira, 25 de dezembro de 2015

298 - A MESA DOS MACAMBÚZIOS ........................

      
                          

É manhã de Natal, ter cagado o pé na merda de cão da vizinha ao descer as escadas para a garagem deve dar-me sorte. Alegre que ia nem reparei, só posteriormente notei, no carro, o cheiro acudindo-me às narinas e o pé escorregando no pedal do travão como em manteiga.

É sorte, depois limpo, por agora o que interessa é a bica, ou morro.  A Bileta fechada, o Sr. Paulo idem, a padaria aspas aspas, pois é, estarão na ressaca como eu se calhar, melhor nem me queixar e buscar já outras paragens.

Natal, brinquedos, crianças, e seguindo este raciocínio rumo ao Parque Infantil que tem quiosque e esplanada. Ao passar nas Portas/ Rua de Raimundo reparo estarem fechados os portões da Mata do Jardim mas não desvaneço e sigo confiante, na 1º de Maio* o jardim está aberto, o quiosque funciona embora tenha a esplanada vazia, talvez o parque também, mais duas centenas de metros e estarei lá.

Saio do carro, no rebordo do lancil raspo a merda do sapato, entro e esfrego o pé na relva molhada para tirar o restante, dirijo-me à fonte e ali, nas pedras que a contêm e circundam raspo o que resta, imerjo o sapato ligeiramente na água do lago para o lavar, olho então o quiosque, fechado, as cadeiras encavalitadas na esplanada feita um viveiro de folhas de outono, varro o parque com o olhar, nem um brinquedo, nem uma criança, nem um adulto, ninguém, somente o sol fazendo evaporar da relva um nevoeiro ténue.

Agarro um pequeno galho para com ele raspar a merda metida nos sulcos da sola do sapato e procuro com o olhar varrendo o parque, um banco onde me sentar e népia, nem um, num parque enorme nem um único banco, alguém na junta de freguesia também cagou o pé todo, aliás na realidade e para ser franco há por ali dois ou três blocos de mármore disformes querendo ser bancos, mas estão gelados e molhados, caguei o pé e molhei o cu, há dias de sorte…

Está visto que não me querem ali, avanço e faço o carro repetir a volta novamente até à praça 28 de Maio*. Estaciono, entro no jardim e sento-me na esplanada solarenga, finalmente uma bica, estava desfalecer.

Também aqui nem brinquedos nem crianças, nem adultos. Um bando de chineses ou japoneses fotografando tudo passa rindo, rindo sempre, rindo de tudo, sorrindo com cara de idiotas. Cisnes, patinhos, peixinhos. Pombinhos e um bando de pardais esvoaçam por ali sem medo de mim, um pavão lindo abre o leque ao sol olhando-me. Os pombos, como os pardais, ou com fome ou sem vergonha vêem comer as migalhas quase a meus pés. Compro um queque e desfarelo-o, dou-lho e tragam-no num ápice como um bando ávido, e por avidez lembro-me do Banif, do BES, do BPP, do BPN, dos Swaps, do fisco, da TAP, da Carris do Metro da Transtejo e deste país onde para engolir são todos como os pombos, nem mastigam, ávidos dos tachos, das sinecuras, das nomeações, de boys.

É dia de Natal, hoje a nossa comuna de café, a nossa tertúlia não reunirá em volta de uma mesa quadrada, nem redonda, aliás para ser franco tem vindo a reunir cada vez menos, noto neles um medo de falar como sentia há quarenta anos. Primeiro o fio da conversa partindo-se ou desaparecendo, depois as próprias conversas, soltam-se e, ao invés delas umas frases soltas, e mesmo a essas banalidades a maioria teme responder calando-se, ou refugiando-se no pois, no é a vida, no isto não tem melhoras, no isto não tem conserto, no são todos iguais…. 
         O Teles masca as respostas temendo que o ouçam e ninguém ouve o que diz, a Ofélia fala cada vez mais baixo e já ninguém lhe liga, aliás acho que se não fosse pelas mamas que tem nem o lugar lhe guardariam em torno da mesa. Talvez por isso já ninguém lhe liga, já nem perdem tempo a responder-lhe e também ela se vai aos poucos calando. Com receio que o ouçam e metam no cu do chefe da repartição o Grenho imita-a, o Gomes teme que sussurrem o que lhe ouçam aos ouvidos do vereador e passou a falar entre dentes, a Andreia teme o general da messe onde trabalha, o Barrenho o patrão, o Silva o sindicato, o Quintas o partido, o José Fonseca a mulher, a Joana o senhorio com quem anda desaguisada, o Marmelada nem aparece, a Justa apagou-se temendo serem vistos connosco e , um a um todos se vão calando ou afastando, o mesmo noto no jornal da terra e que costuma estar na mesa, meias noticias ou nem sequer noticias, que é como quem diz só noticias de merda.

Os dos partidos de direita pasmam com as asneiradas que os seus próprios partidos cometem, os dos partidos de esquerda também, e todos pasmam com a situação de miséria a que chegámos, com tanto expert mandando postas de pescada e mesmo assim nos atolámos, tanto sábio, tanta sabedoria e toma lá que é para aprenderes a culpa é toda da Maçonaria diz o Maia, a Ofélia teria dado conta do recado cem vezes melhor gargalha o Cesário em defesa dela (andam enrolados) e logo um outro:

- E com aqueles atributos a camarada contentaria mais que uma tendência…

- Tendência ou classe, atira um outro, cada facção sua sentença e cada sentença sua cabeça e cada cabeça uma cagada debita um outro rindo-se enquanto fala.

- Lá classe tem ela, rosna o Cesário baixinho rindo-se sarcástico.

- Dezanove milhões estourados em ajudas a bancos falidos e queriam vocês melhor jorna, melhores pensões e ordenado mínimo, pois sim pois sim tá bem, isto não me lembra senão o tempo do Carmona, do Sidónio Pais, só já falta um Salazar para o filme se repetir aventa irritado o professor Macário ajeitando o saco e a algália pois é incontinente, e incontinente verbal também, já o conhecemos e bem.

E assim vamos, os dos partidos de direita pasmam com as asneiradas dos partidos de esquerda e estes com as que os partidos de direita cometem, no entretanto cada um define-se cada vez menos e hoje quem de fora nos observe não será capaz de dizer quem é quem, quem é de direita ou de esquerda, e nem cada um deles mesmos já sabe, tal as arestas que a si próprios têm limado, a tal ponto que, os únicos a manter a coerência são precisamente os que desde a primeira hora nunca a tiveram e que continuam tal e qual, os gelatinosos bandeirinhas que tanto trabalho davam a afastar da mesa.

Mas enfim, é a vida, e é Natal, e como alguém disse; “vai dar banho ao cão, toda a gente quer ficar em casa no Natal”, acrescentando que se eu não fosse galdério ter-me-ia certamente poupado a algumas chatices como cagar o pé todo em merda do dito cujo, todavia, mas porém, outros dizem contudo ser sinal de sorte pelo que amanhã irei jogar logo de manhãzinha no Euro milhões ! !


 Cést la vie, cada um é para o que nasce, saí da esplanada e procurei, ávido, a casita de banho por baixo da arcada do palácio mas só havia para senhoras, no problem, desandei por ali abaixo em direcção à capoeira dos pavões, encostei-me bem à sebe, olhei em redor, deparei nas minhas costas com as ruínas fingidas e os portões de ferro que dali davam acesso à mata fechados, mirei em frente o imponente Palácio de El-Rei D. Manuel, em especial as janelas cimeiras e então e só então, e enquanto pensava que a cidade já viveu melhores dias, pena que tenham sido há perto de quinhentos anos, aliviei-me com desembaraço e desenvoltura pois embora não seja incontinente tenho problemas de bexiga e rins pelo que me soube mesmo bem aquele desabafo visto estar mesmo apertadinho e a junta de freguesia por vistos nem dessas coisas se lembrar.   

E assim acabou a minha manhã de Natal, rumei ainda ao Palácio do Barrocal onde pensava procurar uma lente de contacto perdida mas quer o Palácio quer a Exposição Duplos X 2 Sandra / José da Fonseca* estavam fechados pelo que lá fui andando, ou desandando em direcção a casa e ao almoço como Camões, vesgo de um olho mas já sem o pé cagado.

Quanto à mesa dos ma·cam·bú·zi·os, expressivo adjectivo e/ou substantivo masculino significando quem não mostre alegria ou tenha tendência para se isolar, ou seres sorumbáticos, taciturnos, tristes, tristonhos, meditabundos, está para durar, ou agravar-se-lhe o mal que é como quem diz estará para acabar. Bom Natal e vejam onde metem as patas.




quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

297 - ESPÍRITOS PAUPÉRRIMOS ..............................


A agência espacial americana NASA sabe muito bem o que quer, sabe não somente o que quer como sabe para onde vai, terraformar Marte, colonizar Marte, e toda a gente conhece o desígnio e se mobiliza em seu torno. São milhares de empresas e milhões de empregos. Em Portugal ninguém sabe nada, há décadas que ninguém sabe nada de nada, sabemos apenas estarmos algemados pela irresponsabilidade e pela incompetência, sabemos que quanto mais grunho mais burro e oportunista mais longe irá na vida, sabemos que tivemos e temos ao leme um marinheiro que nunca viu uma carta de marear e que entre os tripulantes todos eles foram arregimentados à saída das tascas, tasquinhas, tasqueiros e chiqueiros, lugares de eleição para arrebanhar tripulações para esta nau.  

À parte os mais loucos e as piores tabernas, e as algemas que nos peiam como grilhetas, estamos condicionados pelo voluntarismo de tanta IPSS, animados pelo carisma das Jonets e embalados pelo iluminismo de milhares que festejam diária semanal ou mensalmente a solidariedade caseira, as dádivas, as sobras, as sopinhas dos pobres, as roupitas usaditas, as esmolinhas anunciadas. Muitos municípios, que deviam no meio do caos ser o ponto de referência, a âncora, entregaram-se de corpo e alma a distribuir cabazes de natal aos pobrezinhos, e estafam o dinheirinho em livrinhos e caderninhos para os mais necessitadinhos, que nunca se acabam nem acabarão mau grado tanta ajudinha, tanto voluntarismo, tanto iluminismo, tanto carismático guiando-lhes os passinhos de passarinhos, incapazes de se assumirem como os culpados do despovoamento, do desemprego, da miséria e da pobreza que espalham ou da dignidade que coarctam, sem ao menos uma ideia em que invistam e os tire do marasmo e resgate ao eterno ciclo de empobrecimento. Atender só os amigos e apaniguados foi no que deu, agora não hã pão para nenhuns. 

É uma dor de alma ver tanto miserabilismo de ideias e ideais, de espírito, de práticas, de visões. O máximo que tanta gente bem-intencionada conseguiu fazer por este país foi nada, nada de nada, está à vista o resultado da soma de tantas boas intenções, nada mais que grandes barrigas e maiores fortunas, no que parece estar encontrado e concentrado o desígnio do país, um desígnio há muito repudiado por outras nações mas que faz o pleno e o gáudio do Portugal dos pequeninos. Estamos entregues aos bichos. Decididamente Portugal está sucumbindo àquilo que se entendeu designar-se por “superiores interesses do país“. 

Quanto tempo irá durar ainda a cowboyada ninguém saberá, com todos fingindo que nada se passa e, a barlavento um cata-vento preparando-se para substituir o boca de favas, um marialva que cursou economia sem nunca ter lido Adam Smith e se entreteve lendo as pagelas da Virgem Maria. Quanto tempo ainda até que os trinta anos que nos separavam do “purgesso” se transformem em quarenta, cinquenta, sessenta, enfim numa muralha da China mas já sem ninguém cá dentro ? Ou, como em 1926, rezamos por um advento ? Ou rezamos para que alguém tenha uma epifania ? Não riam, pois o momento assim parece, a história repete-se, a história repete o momento, a democracia em cacos, arrastada p’las ruas, os democratas gordos e os burocratas sólidos nos seus postos e nas suas certezas tanto mais quanto mais incapazes de resgatarem da lama para que a atiraram esta democracia de papel. Duvidas ? Pergunta ao desgraçado que depois de três dias à espera morreu em S. José... Por cá a vida ainda não é um direito adquirido...


Uma democracia de papel onde a vacuidade impera, a incompetência governa, a irresponsabilidade subindo, escalando, pisando, mandando, quanto tempo mais até que alguém dê um murro na mesa e ponha fim aos debates estéreis de um parlamento vendido ? Para quando um novo esclarecido tomando conta disto, conduzindo isto, não para Marte nem Saturno ou Plutão mas na senda do bom senso, da rectidão, devolvendo este cantinho à beira mar plantado à originalidade, ao virtuosismo, à criação, à criatividade, à imaginação, para que, como em Maio de 68, nos surpreendamos com “la plage en dessous de la chaussée” (a praia por baixo da calçada). Irmãos, 68 – 2016, já acumulámos quase cinquenta anos de atraso, o mundo gira, o mundo é lá fora e nós, cá dentro, de lamento em lamento, confundimos o dia com a noite, a sombra com a luz, o avançar e o recuar, tanto que nem sabemos ou nos esquecemos de exigir um homem novo, um homem probo, um homem do povo e não um marciano ou um selenita como os que nos têm calhado em cada rifita.

É urgente que a gente aguente e, antes que todos ou tudo se vá pela Ryanair ou pela EasyJet, se descubra quem de entre os dementes tenha tomates para agarrar a trela do trenó desgovernado que nos atropela, cilindra e trucida, numa gesta infinda em que quem faz o mal faz a caramunha e se acha normal a desfaçatez que a história regista e acumula.

Como diz o poeta* em relação a tanta miséria,

Venha a miséria maior que todas
secar o último restolho de moral que em mim resta;
e eu fique rude como o deserto
e agreste como o recorte das altas serras;
Venha a ânsia do peito para os braços !

e  a lucidez me guie neste mar de sargaços, neste país em pedaços, neste atoleiro de faceiros que transformou em bode expiatório* quem, em tempos o tirou do lameiro. Que esse ser maquiavélico*, esse ser infernal esse mal sem igual volte a conduzir-nos, a meter-nos nos eixos, a encarreirar-nos de novo na linha porque, meus amigos, é de todos sabido que sem um pé no pescoço jamais entenderemos o que faz bem ou faz mal, o que fazer ou pensar, o que dizer ou jurar. A inconstância em nós é como a incontinência num velho, e desse velho astuto*, sempre de má-fé, oportunista, pérfido, ardiloso e velhaco disseram cobras e lagartos, e muito mais que por pudor eu calo, nele desfizeram, sobre ele tripudiaram, sem jamais o conseguir igualar, sequer aparentar, ou no mínimo imitar.

Ele* foi bera, foi fera, foi ruim, pois sim, mas tendo sido tal, é demais afinal que não se consiga fazer ao menos igual, ou melhor que esse animal, é imperdoável, é vergonhoso que o invejoso diga do tinhoso não ter ele igual.

Por isso o que eu espero neste Natal e no próximo, é que algum animal de bota marcial e tacão pesado agarre nesta merda e nos ponha a pensar que caminho afinal temos andado a trilhar. Não merecemos mais.

 Isto assim não pode ser, é muita gente a roubar e mui poucos a pagar, é muita gente a mandar e bem poucos a obedecer, nunca como hoje se sentiu a falta de uma ordem corporativista, ou estalinista, escolhei vós, uma ordem nova que separe o trigo do joio e de uma vez por todas encoste alguns à parede para que os poucos que restam e inda não se piraram possam respirar em paz e aspirar a serem algo, ou alguém que não Zé Ninguém, sem vintém, como o miserabilismo vigente elege diária e intensamente, e que em vez dessa gentinha que no parlamento e à vez exibe estupidez e vaidade, codilhando-nos o porvir, se abra de vez o caminho a alguém sapiente, inteligente. 
Exija-se um ditador que por amor nos proteja de tanta democracia e de nós mesmos, que nos salve de tanto democrata de intenção vazia, de tanta besta quadrada que por aí circula enfeitada e desta vã liberdade por tanta gente apregoada que aos poucos nos vai matando de vera morte matada.

Só mesmo quem ande dormindo poderá não admitir que esta democracia ingrata aos poucos nos mata, pois mate-se ela num instante e, no seguinte, se aceite alguém bem pensante e com tomates para agir no tanto que está por fazer ao fim de quarenta anos, em que brincámos às criancinhas e regredimos umas coisinhas, nas nossas tão caras liberdadezinhas. 

Acabe-se de uma vez por todas com as Jonets e coiso e tal, com as sopinhas no Natal e a caridadezinha a pataco, eleja-se a dignidade, a humildade e o mérito e, se preciso for a tiro, não queiramos assim viver nem aceitemos o pretérito. Então, se assim não for direi que;

Virá a miséria maior que todas
secar o último restolho de moral que em mim resta;
e eu ficarei rude como o deserto
e agreste como o recorte das altas serras:
E virá a ânsia do peito para os braços !

Eu lutarei…..
  
             BOM NATAL

*  António de Oliveira Salazar
** Manuel da Fonseca – Poema “Domingo”

quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

296 - PINTINHA MIUDINHA * ....................................

  

Era uma pintinha muito miudinha muito pequenina junto ao dedinho pikinino, mindinho, do seu pezinho bonitinho, formosinho e engraçadinho que eu segurava nas mãos. Comovido ou enternecido ante tal visão, ou melhor, ante tal aparição, ao ver a pintinha pequenina, miudinha no dedinho engraçadinho não me contive, ergui os braços, uma mão deslizando pela barriguinha da perna, a outra segurando o pezinho formosinho, que levei à boca e onde, com carinho, depositei um beijinho. Não passou dum jinho pequerruchinho, um carinho, depositado inocentemente e devagarinho com ternura e doçura naquele lindo pezinho.


É noite de sexta ou sábado, é uma noite fatal, é noite de fim-de-semana, daquelas em que se bebe ou uma ou outra coisinha e depois…. coiso e tal etc. e tal e coiso… a gente por vezes nem sabe como acaba, ou se acabará em festival, outras nem imagina como tal começará, mas é fatal que comece, depois….

O tempo dirá…

Geralmente um abracinho apertadinho marca o começo e tal e coiso, e depois… se coladinhos, o comboio desata a apitar não parando mais… e nem três vezes, por vezes, chega ele a apitar…

Mas sabeis, não é bem no dedinho mindinho que ela tem o tal sinalzinho, pequenino, pequenino, miudinho, engraçadinho, é lá pertinho, mas já no dedinho ao lado, também ele bonitinho, formosinho, engraçadinho, pequenino, e claro, naquele mesmo pezinho.

É bom esclarecer estas coisas, porque ao principio enganava-me e pressuroso descalçava o sapatinho que não era, e depois, atencioso, subia-lhe aos beijinhos pela alva perna acima, ao joelhinho, à coxa rija, chegando à derivação, onde nem sinal nem proibição, para depois e só depois, de mansinho, recomeçar, descendo devagarinho p’la outra perninha abaixo enquanto ela, aos risinhos, libertava coceguinhas junto com as risadinhas e c’o pezinho descalço, descalçava o outro pezinho atirando o sapatinho lá p’ra longe, coitadinho, talvez p’ra que eu não parasse e descesse ternurento até esse pezinho certo e sinalinho redentor, onde finalmente e já exausto depositava com fervor o ultimo beijinho de um cento.

Sim sim era mesmo assim, quer fizesse chuva ou vento, ou o sol a barlavento, eram aos centos, aos milhares os beijinhos ternurentos que o sinalzinho pedia mal o sapatinho saltasse e de cada vez que eu o via. Era o princípio de tudo, era o meio e o fim do mundo e era até o Xanax de quando ali chegava iracundo, irado c’o reino animal ou então a pisar mal.

- Pisar mal !!! Ahahahahahah !

Riu-se ela a rodos quando entre dois grandes fogos lhe expliquei significar; assentar o pé no chão numas botitas ajustadas mas sem as unhas aparadas, experimentem e logo verão, caminhar manco, aleijado, como se vós mesmos ao andar tivésseis um grão no sapato.

E foi ela, atenta e bondosa quem aparou as unhacas e me devolveu o garbo. Voltei a andar direito, com natural naturalidade, como se das costas sofridas me retirassem um fardo e, ao invés de um gavião, tornei a ser o Baião, mimoso, doce, simpático, carinhoso e tal e qual me conheceis pelo menos há meio século. Um estojo de unhas faz milagres e dá jeito, oh se dá ! Aproveitem o Natal e comprai um meus alarves.

Depois foi uma beleza, jamais se sentiu minha presa ou me julgou caçador, jamais malha levantada ou um meia rasgada e, para ser mais minucioso, jamais teve alguma vez as canelas arranhadas.  


O sinalzinho pequenino junto ao dedinho mindinho do pezinho bonitinho, formosinho e engraçadinho era o mote, fosse motivo ou desculpa para qualquer cena maluca que nos deixasse coladinhos. Éramos uns desgraçadinhos, sempre sempre aflitinhos, sempre sempre agarradinhos, sempre ora ponha aqui o seu pezinho, sempre o tapete sobre a poça não fosse ela distraída, molhar o lindo sapatinho. Sim é verdade inda recordo, sim é verdade, inda hoje o é, fosse desculpa ou motivo o sinalzinho era o mote para sentarmos na garupa e abalar a galope montados num cavalinho.

Fosse Rocinante ou Bucéfalo, fosse Silver ou Diablo a verdade verdadinha era que uma vez montados, eram nuvens eram sóis, eram estrelas e cometas, eram bebés e chupetas, e à terra só tornava-mos quando muito devagar, mesmo mui devagarinho, com muito muito jeitinho, não fosse eu por distracção, ou desmazelo, pisar-lhe um dia o dedinho, pequenino, mindinho, bonitinho, formosinho e engraçadinho, descendo a cama ensonado, exausto ou aparvalhado após tanta correria em que os cavalos cansados nos traziam de mansinho de volta à terra do nunca, onde entre suspiros e ais fumávamos uns cigarrinhos muito bem enroladinhos com dois dedais de conversa. De conversa vice-versa, ou versa-vice, se acontecia partir com festas e arraiais a que só dávamos fim antes que a cama se partisse.

Foram tempos de ventura, inda são tempos de fartura, e aquele mesmo sinalzinho pequenino junto ao dedinho mindinho do pezinho bonitinho, formosinho e engraçadinho, continua, com carinho, desafiando de fininho a repetir os miminhos que derretidos, coladinhos, trocávamos escondidinhos nos dias de sol quentinho ou de vero friozinho p’ra aquecer o ambiente e tornar a cama quente que é Natal minha gente !!!!

* Nota importante: porque o raio da pintinha e do pézinho bonitinho tem levantado alguma celeuma, se não polémica, e dúvidas, e perguntas, informo todos os leitores, e leitoras que embora a foto não corresponda, o sinalzinho referido pertence ao pézinho da minha Luisinha, minha querida e dedicada esposa. Fica feito o registo.

quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

295 - DUPLOS X 2, À TERCEIRA FOI DE VEZ ...

                                               Devaneios - José da Fonseca


Fikai vossas excelências sabendo que à terceira foi de vez, é kisto da vida não é dia sim dia não, nem a exposição ! Realmente quando menos esperamos espera-nos uma surpresa e isso é meio caminho andado para esfakearmos a rotina que, no fundo é precisamente o que buscamos matar sempre que decidimos ver uma kualquer exposição.

                                                            Rabiscos

A koisa começara mal, pk nas duas anteriores vezes que ali me dirigira dera com o nariz na porta a horas perfeitamente normais para estar desentupido e eu, enfim, sentava-me na esplanada do ArtCafé pontapeando as ideias negativas com o mesmo vigor que pontapearia a fauna ecléctica e absurda que a habita e me olhava de soslaio o vinco das calças, o nó da gravata, o risco e o aprumo do penteado e, quando o ânimo me passava atirava umas moedas para a mesa, sorria a todos com uma enorme vontade de lhes oferecer rol-on do que gosto, pois como toda a gente sabe só esse é ké bom, e desandava, ter deixado o carro mal estacionado estava a apoquentar-me. 


                                                             Amanhã

Hoje não, hoje tive sorte porque o sol brilhava, eu levava a mota, ocupara abusiva e ostensivamente o largo passeio, e ainda que tivesse voltado a dar com o nariz de novo na porta tirei-me de kuidados e interroguei a fauna, cabeludos e trançudos, mas debalde, ninguém sabia de nada, entrei no ArtCafé idem, José da Fonseca ? Sandra Bravo ? Quem são esses manos ? Nã, aqui não nasceu ninguém kom esses nomes, o senhor experimente falar ali com o Zé do Pipo que, pondo-se em pé ao ouvir o seu nome, prontamente colokou tudo em pratos limpos;

- Eu não fui ! Não fui nem sei kem tenha sido ! Nem sei de nada ! O senhor keira perguntar ali à menina do INATEL, nakela porta ali mais acima fazendo favor.

                                                       Lua de Paper

E com este cabrão do Zé do Pipo, ke nem sei se estaria bêbedo se pedrado era já o terceiro que em menos de quinze minutos me indispunha com akela merda do “senhor”, eu ouvindo-os como kem me segrega, me exclui, me mete a milhas, e sentindo-me discriminado abalei dali a sete pés que o ambiente no pátio do Palácio do Barrocal está pior do ke se estivesse entregue aos pretos, razão tinha eu pois desde que adquirira no ArtCafé uns boiões de doce de tomate feito pela Ana Sofia Dordio e com mais pó em cima que compota dentro, desistira de frequentar a zona e proximidades, keu não sou homem para kriar prekonceitos se bem que já tenha alguns há bué de tempo e que acarinho desde pequenino, mormente kontra larilas, padres, advogados, médicos, militares e polítikos, de tal modo que ainda hoje julgando-me Josef Stalin listo umas centenas de nomes e mando Nikolai Yezhov fuzilá-los a todos, para na manhã seguinte acordar decepcionado e não passar tudo de um sonho.

                                          Nóis

Mas vamos ao kinteressa, a menina do INATEL, linda e simpatiquíssima, ou simpatiquíssima e linda, escolham vocês a ordem dos factores ainda que não seja arbitrária, dizia eu ka menina levantou o cu da cadeira após atender-me sorrindo e kuase me derretendo, arrankando directa ao ArtCafé, lugar onde fika guardada a chave da exposição mas onde rasta nenhum sabe o que se passa à sua volta ou dá akordo de si.

               Expo DUPLOS  X 2 José / Sandra INATEL 2015

A boneka, simpatiquíssima e linda, estendeu-me a passadeira vermelha, abriu a porta e, milagre ! Entrei directamente num drama como kem sobe a um palco ! Viro casualmente um folheto da exposição e dou kum recado pungente e confissão que me dilacerou o coração;

- José fiz o que pude ! Trouxe o que consegui, sinto-me mal, com febre, farei tudo o ke puder, tu depois acabas !

                                                        Lisa Sorgini

Se aquilo não é amor, amor à arte e à camisola o que é então ? Tanto mais que sabemos ter a Sandra sido internada com uma valente anemia, diagnóstico: viva menos - viva mais devagar - alimente-se correctamente - coma do ke tiver vitaminas e sais minerais. Eh eh eh eh ! Isto é mesmo diagnóstico de fome de viver e de kerer fazer tudo ao mesmo tempo... Bom vai ter ke arranjar um padre ! E refazer se !

                                                       Barry Kite

Por vezes a vida suga-nos, e nem nos deixa espaço para pensarmos e cuidar-mos de nós mesmos. Foi o sucedido, ou terá sido o sucedido. Foi um baque que me deu no coração e parti para o périplo ao material exposto sangrando dos sentimentos que tb os tenho, embora o Zé uma vez me tivesse mandado para as Caldas da Rainha ainda hoje desconheço pk. Deve ter sido mal informado ou mal aconselhado a meu respeito, provavelmente terá emprenhado pelos ouvidos, mas é bom rapaz, só pode, para a Sandra o tratar assim, quase a morrer e olhando as composições que nos oferece à vista só pode ser um bom tipo, um bom rapaz, ingénuo mas sentimental, com muito por aprender e a quem os horizontes estreitos desta terra nunca permitirão levantar voo ou sonhar mais alto que o Palácio do Barrocal ou a Igreja de S. Vicente, talvez um oitavo de página no jornal da terra e umas imagens partilhadas no Facebook entre amigos para desfastio.

                                                       Cavalo Solto

E é pena, é pena porque as composições expostas, tão eclécticas quanto a fauna no pátio, algumas pinturas que julgo já ter visto anteriormente, possivelmente noutra exposição, na net ou na divulgação desta mesma mostra, (a mente atraiçoa-nos a toda a hora), e sobretudo espectaculares colagens, e essas são hoje uma arte cujo expoente mais conhecido talvez seja Andy Warhol, ainda que nã seja exemplo do melhor que se fez e faz pelo mundo, nem caso único, mas em Évora quem sabe isso, ou quem conhece esse tal de Andy ? Uma centena e meia de pessoas se tanto, talvez umas duas a três centenas, talvez 372, José da Fonseca, o nosso Picasso das colagens, e Sandra Bravo a nossa Georges Braque ou a nossa Tarsila do Amaral, não são o bizarro Alfred Steiner, nem a absurda Lisa Sorgini, mas o par merecia mais público, mais exposição, a arte em certas geografias só tem becos e não auto-estradas, eles descobrirão por si mesmos.

                                                       Eu e Ela

Mas afinal que coisa é aquela com que se entretêm e os faz compinchas, colegas ?  Pinturas e colagens malucas ? Que é isso ? E é coisa para levar a sério ? Aqui meto um pouco o bedelho e acho que eles deviam formar o seu próprio público, formar no sentido de educar, ensinar, começando por explicar-lhe o ké esta koisa das Artes Com Papel e as suas Subcategorias, começando com o exemplo lindo e simples do Origami, como kem lhes faz um desenho ou ele público tivesse quatro anos, para depois, com infinita paciência explicar como funcionam e o alcance deste tipo de artes visuais, incluindo a pintura, a escultura, a fotografia, a gravura e outros materiais, objectos ou bocados deles, apetrechos que permitem a criação de obras, principalmente de aspectos, de figuras, e que reflectem a natureza, a vida, o mundo, o reconstituem ou expressam, o espelham, ke dão significado a esse mundo que nos cerca, e que devido a essa capacidade expressiva de moldar até o inimaginável, ou plasticidade, tb podem designar-se ou designam-se mesmo artes plásticas. E atirar-lhes com vários micro point p’ra cima, de Barry Kite, Kiki Machado, Júlia Miranda, Marie Mackay, Marcelo Monreal, “Merz” Kurt Schwitters e Adriano Catenzaro, podiam não aprender muito mas ke fikariam impressionados com tanta cultura ai isso fikavam !

                                                        Andy Warhol

Há que valorizar as técnicas de colagem, ke foram utilizados pela primeira vez quando da época da invenção do papel na China, cerca de 200 aC. A utilização da colagem no entanto manteve-se muito limitada até ao século X, quando no Japão calígrafos (escribas), começaram a aplicar papel com textos colando-o sobre superfícies, divulgando assim a suas poesias por exemplo, curiosamente já eu há quarenta e tal anos atrás colava corações nas cartinhas que enviava às namoradinhas. A técnica de colagem apareceu na Europa medieval ia ela a meio, a meio a época das trevas e do catolicismo, em que a cegueira conduziu à colagem de folha de ouro em painéis e assim começou a ser aplicado em catedrais góticas em torno dos ricos séculos XV e XVI, dando origem à talha dourada, mas chegou-se ao cúmulo de aplicar gemas e outros metais preciosos sobre as imagens religiosas, os ícones, e também sobre brasões de armas, Deus nos perdoe, akilo foi a riqueza e a vaidade de cada um levada ao extremo numa Europa onde a populaça morria de fome. Tempos de escuridão… A propósito quem anda apagando a luz ?

                                                            Amanhã

É explicar-lhes, à maralha, kesta koisa da Colagem é nada mais nada menos que a evolução das Iluminuras, essas letras pintadas à mão, gigantes e coloridas, que vemos nos pergaminhos, o que por sua vez originou as maiúsculas enormes com que hoje em dia jornais e revistas iniciam os seus textos ou reportagens. A colagem deu génese à composição feita a partir do uso de matérias de diversas texturas, ou não, intercaladas, sobrepostas ou colocadas lado a lado para gerarem a criação de um novo motivo ou imagem, é explicar-lhes que a koisa, a técnica já foi em tempos idos utilizada por Picasso e Georges Braque, entre outros, a malta adora que lhe falem de Picasso pk é dos poucos ke toda a gente conhece e assim sentem-se bem com eles mesmos e igualmente cultos, e com outra disponibilidade ke é komo kem diz disposição para aceitarem aprender kualker koisinha. O público português tem ke saber levar-se, é uma carga de fezes para lhe meter kualker coisa na cachimónia, não sabem nada de nada mas julgam que sabem tudo e negam-se a aprender, mais, têm até raiva a quem sabe por isso expliquem-lhes com maternal ternura, e igual candura, que é uma técnica não muito antiga, mas muito criativa, performativa, a maralha adora a expressão performativa, que aliás pode ser bem divertida, e que tem por procedimento juntar numa mesma imagem outras imagens de origens diferentes segundo a imaginação e criatividade de cada um. Com doçura acrescentai que a colagem já era conhecida antes do Século XX, mas era considerada uma brincadeira de crianças, e como sabemos quando se fala de crianças todos se babam e ninguém contesta népia, pelo que devem aproveitar a embalagem para citar o “cubismo”, e kesse foi ou terá sido o primeiro movimento artístico a utilizar a colagem.

                                                           Mamarela

Os cubistas colavam pedaços de jornal ou impressos nas suas pinturas, procedimento técnico ke tem uma história muito antiga mas cuja incorporação na arte do século XX, com o cubismo, representou um ponto de partida libertando o artista do jugo da superfície ao permitir no espaço do quadro elementos retirados da realidade, pedaços de jornal e papéis de todo tipo, tecido, madeira, objectos e outros, fazendo com que a arte passasse a ser concebida como construção sobre um suporte, o que dificulta o estabelecimento de fronteiras rígidas entre pintura e ou a escultura por exemplo. O cubismo de colagens tb chamado sintético foi fase curta do cubismo que não deixou de ser importante, tanto que foi explorada, e socorreu-se de elementos atrás citados, elementos introduzidos para estimular a visão, desfazendo o hermetismo do cubismo, apelidado de analítico. O cubismo de colagens não visava explorar somente a expressão ou a decoração, mas sim a realização da própria peça enquanto obra, obra de arte. E chegados aqui atirem-lhes com Juan Gris, o artista/pintor mais relevante desta fase e que precedeu o cubismo sintético, que já aflorei.

                                                               Diva

Resumindo, vale a pena visitar a dupla exposição Sandra / José, mesmo ke tenhamos ke incomodar as meninas do INATEL ou pedir a chave ao balcão do ArtCafé, vale a pena perdermo-nos no surrealismo das suas imagens poéticas e meditar no seu significado, o ke eu fiz atribuindo-lhes nomes ou títulos uma vez que não há legendas, a Sandra coitadinha tinha-se ido abaixo e o José terá que acompanhar a exposição e ganhar o pão de cada dia restando-lhe pouco tempo, tem ke sobreviver como kualker de nós, difícil em Évora, sem um mercado de arte, que eles aliás ainda não têm condições de condicionar ou dele poder beneficiar.

                                                       Ela & Ela

        A estética surrealista apoia-se tb na concepção de imagens poéticas como muitas das que vemos ali, e segundo a qual a imagem nasce não da comparação, mas da aproximação através do absurdo, da ironia, do caricato ou do contraste ou de kualquer outra forma entre duas realidades afastadas e captando pelos sentidos o mundo criado pela inspiração/poesia do autor ou autora cujo surrealismo descontextualiza, quando não esvazia e subverte um significado para atingir novos significados e tomar a liberdade que leva a questionar o establishment, logo à ruptura discursiva. Mas esse desafio vai custar-lhes, ser artista é ser disruptivo, subversivo, ser incómodo, e contra o quê ou quem vão eles subverter-se ? Quem deverão incomodar ? Irão ser contracultura quando nesta terra a cultura só subsiste precisamente se mantida com injecções de partidarite, amiguismo, compadrio ou subsídios ? Má hora para se ser do contra, ou ser artista, ou má terra para tal desiderato… Portugal é um ingrato para os seus melhores filhos quanto mais para enteados… 

                                                       Beaux rêves

Mas aprendi muito kom akela exposição, e aproximando-se o Natal construi eu mesmo com estes olhos ke a terra há-de comer e estas mãos que dizia o meu paizinho konde eu as punha Deus tirava a virtude, construi dizia eu, para o meu novo amigo José da Fonseca, um brinde* colagem com recurso ao barro, às tintas acrílicas, a um naperon bordado e a uma fieira de malaguetas ke roubei lá na tasca onde a malta petisca, um brinde natalício que aki lhe deixo mesmo no final da página como prova da minha consideração amizade e desejo de sorte futura :D
     
                                                    Virgem e& Diabinho




* Brinde ao meu novo amigo José da Fonseca, realizado com a técnica da "colagem" em ke ele é mestre e como prova da minha consideração amizade e desejo de sorte futura :D