terça-feira, 15 de junho de 2021

ÉVORA, OS EUROS REDONDOS E O TURISMO ...



711 - ÉVORA, OS EUROS REDONDOS E O TURISMO

   # TEXTOS POLÍTICOS 21 #


E pronto ! Já me lembro ! Às vezes basta um pequeno empurrão para que a memória retome o seu carreiro, os neurónios e as conexões têm destas coisas, em redor do poço o meu pai descascava uma tangerina, do meu irmão mais novo népia, não me recordo, mas o mais velho segurava um envelope grande e volumoso que a embaixada da Rodésia, actual Zimbaué, lhe enviara com vasta, completa e belíssima informação sobre o Parque Nacional de Matobo*, que ele dissera querer visitar, ludibriando a embaixada, essa e muitas outras, que caindo no logro o enchiam, para deleite do meu pai, de belas fotos de países e lugares onde a imaginação os levava. Não havia net é certo, mas havia muita fantasia e originalidade nos modos de contornar os limites que a pobreza material ditava.

 

Pois foi precisamente uma fotografia inserida numa dessas revistas que me chamou a atenção, um grupo de banhistas, qual delas a mais bronzeada, algumas negras esculturais, não sei se zulus, fulas  ou bantas, e a legenda respectiva, a que na altura nem dei a devida importância mas que mais tarde, fazendo contas de cabeça e somando dois mais dois.

 

A legenda da foto dizia nem mais nem menos que isto;

 

“Mulher boa e melancia grande ninguém come sozinho” 

 

Mas desvio-me do essencial, a questão do turismo em Évora, as suas vantagens e desvantagens, a ilusão criada, e a necessidade de se pensar em formas de tornar o nosso turismo efectivamente nosso, isto é, dele não retirarmos somente a fama mas também o proveito.

 

Falo de surtos turísticos que paradisíacas praias, lugares, cidades e países experimentam, e de como esse boom em alguns casos ao invés de os enriquecer os arruinou, de tudo me lembro como se fosse hoje, até das bundinhas. Hoje custa-me a crer como foi possível uma dessas revistas apresentar tal artigo e tais fotos, tanta a censura actual, como certamente ninguém desconhecerá.

 

Mas apresentou, e eu jamais o esqueci, nem esqueci o facto de que nem tudo que parece é. Grosso modo o vanguardista artigo mostrava e demonstrava como o dinheiro só aparentemente existe e enriquece os países e cidades onde o turismo agita a economia, tal como acontece com Évora.

 

Quanto à riqueza supostamente criada pelo tal desenvolvimento turístico não só nem aparecia como desaparecia tal como um boomerang volta à mão que o lançou ou uma moeda que caia no chão rola e rebola descrevendo um círculo até tombar no sítio onde começara a rolar. O mecanismo, ou o fenómeno como era descrito na revista funcionava assim;

 

Milhares, ou centenas de milhares de turistas adquiriam ou pagavam na origem ou na despedida os respectivos pacotes de férias ou de fim-de-semana.

 

Nas estâncias, cidades de férias, como Évora, deixam no máximo uns trocos numas bicas, nuns gelados, ou numas coca-colas, na maioria das vezes nem na diversão nocturna apostarão nem nos aperitivos ou cocktails. Gastarão na sua curta estada só e provavelmente algum dinheiro de bolso, em postais ilustrados, numas pilhas ou cartões de memória para máquinas fotográficas, nuns maços de cigarrets, num isqueiro com uma bela imagem do Templo de Diana, numa qualquer recordação não muito cara do handcraft local para levar à mamã à amiga ou ao amigo, umas chinelas maded handcork, uma miniatura da fonte das Portas de Moura, um chapeuzinho preto com uma foice e um ramo de espigas, um grupinho em barro representando os cantadores de cante alentejano, talvez um capote no inverno e pronto, estão o fim-de-semana ou as férias feitas.

 

Claro que os hotéis que os albergam sempre têm despesas, com luz, com água, com o aprovisionamento da cozinha, do bar, mas raras unidades hoteleiras pertencem a gentes da terra, normalmente são pertença de cadeias internacionais cujo dono se desconhece e estará algures na Arábia, nos USA, na Rússia ou na África do Sul ou noutro sítio qualquer. Agora digam-me lá, será que todos os hotéis instalados entre nós têm cá o seu domicilio fiscal ? Ou terão a fiscalidade radicada na GB, França, Luxemburgo, ou Holanda ?

 

 Qual será então o nosso beneficio para além dos parcos e indiferenciados postos de trabalho como barmans, gente para a copa e cozinha, para os quartos, limpeza, recepção, a fim de ocuparem os lugares de que vos falei atrás ?

 

Mas p’lo contrário seremos nós a custear as despesas com arranjos nos gastos das calçadas e outras infra-estruturas cuja manutenção, reparação ou reposição nos caberá a nós pagar, como caberá pagar e abrir estradas e ruas e ruelas e acessos e viadutos e colmatar os estragos que esses turistas façam na cidade. Para já em Lisboa estão a facturar os italianos que se fartaram de para lá vender tuck-tucks …

 

Ora ficando o dinheiro dos pacotes logo na origem, ou se pago por cartão de crédito aterra logo numa conta em Lisboa, Porto, Luxemburgo, Bruxelas ou Amesterdão, só por mero acaso a parte de leão ficará entre nós. Isto quando não sucede o hotel dessa cadeia, se apesar de tudo tiver lucros, ser chamado a contribuir e suportar os custos de investimento da casa mãe dessa cadeia hoteleira no seu país de origem, forma sagaz e encapotada de para lá transferir os lucros, apresentando posteriormente prejuízos e muito licitamente escapando-se a ser taxado local e fiscalmente, e quiçá provavelmente candidatar-se a receber subsídios aqui, nossos. 

 

Os Euros ou poucos euros do pé-de-meia, redondos que são acabam rebolando sempre no sentido da partida, da origem, da casa mãe, poucos ou nenhuns atingem o ponto de chegada, no caso nós, Évora, pois é raro que esses hotéis reinvistam nos locais que exploram até à medula e a que se agarram como lapas.

 

Por cá o dinheirinho da luz vai para os chinocas, o da água para os amigos do Mário Lino que deu a volta ao Zé do Cano, ou deu a volta ou deu comissões, isto sou eu feito má-língua, claro que não passa de uma aleivosia minha, de uma suposição de mau gosto, pois toda a gente sabe não haver o mínimo de provas em que se fundamente esta afirmação. No fundo a questão do boom turístico em Évora e no Alentejo é saber-se quem ganha com ele.

 

Por enquanto sopeiras, recepcionistas, ajudantes de copa e cozinha, empregados de mesa, seguranças e barmans têm o futuro assegurado, pedreiros, serventes, canalizadores e electricistas também têm feito uns biscates, porém são essas as profissões que por agora o radioso futuro do turismo nos oferece, mais que isso o tempo o dirá…

 

Festeje-se então, pelo menos enquanto houver quem saiba como usufruir dos fundos europeus, não podemos criticar quem tem olho, afinal os da terra também podem concorrer a eles e se o não fazem será porque não querem, ainda há pouco uma amiga me perguntava o que seria a democracia num mundo dominado por imbecis… 


Um mero problema de consciências ou de olhos que se não abrem  ?  E surge daí a necessidade de se pensar em formas de tornar o nosso turismo efectivamente nosso, isto é, dele não retirarmos somente a fama mas também o proveito.


E depois interrogam-se por não haver dinheiro suficiente para tapar os muitos buracos que temos um pouco por todo o lado ? 

 Pensem nisso. 


 * http://www.dobrarfronteiras.com/colinas-matobo/

 

Uma curiosidade; http://www.dn.pt/dinheiro/interior/verao-de-recordes-no-turismo-nao-criou-emprego-4953968.html

Também pode ler acerca deste tema: 

https://mentcapto.blogspot.com/2016/03/328-turismo-alentejo-dolares-redondos.html

NOTA. SE GOSTASTE PARTILHA ESTE TEXTO COM AS TUAS AMIZADES, AJUDA-AS NA ANÁLISE CRÍTICA, A ESCLARECER POSIÇÕES E CLARIFICAR ASSUNTOS.